GRANDE LEILÃO DE ARTE E DECORAÇÃO

Compartilhar:

LOTE 15

ALFREDO VOLPI - GRAVURA P/A, 24X33CM (63X43CM C/ MOLDURA), ASSIN. CID. APRESENTA MANCHAS; NECESSITA RESTAURO.

Alfredo Foguebecca Volpi (1896-1988) foi um pintor ítalo-brasileiro considerado um dos mais destacados pintores da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Suas pinturas são caracterizadas por casarios e bandeirinhas coloridas.

Alfredo Volpi nasceu em Lucca, Itália, no dia 14 de abril de 1896. Em 1897, sua família emigrou para o Brasil e fixou residência na região do Ipiranga, em São Paulo, onde estabeleceu um pequeno comércio.

Influenciado pela arte italiana da década de 1920, realizou paisagens de cunho realista, pintando vistas dos bairros pobres da capital paulista ou de cidades do interior de Santos.

Suas telas apresentam grande sensibilidade para a luz e sutileza no uso das cores, sendo por isso comparado aos impressionistas. 

Na década de 50, a pintura de Volpi entrou na fase do abstracionismo geométrico. Ele pintou diversas séries denominadas: Bandeirinhas, Fachadas e Ampulhetas. A pintura de Volpi passa a ser a linha, a forma e a cor.

Depois de várias exposições, em 1958, recebeu o Prêmio Guggenheim. No ano seguinte participou de exposição em Nova Iorque e da V Mostra Internacional em Tóquio. 

Em 1962, Alfredo Volpi recebe o prêmio da crítica carioca, como o Melhor Pintor do Ano.

Em 1964, participa da Bienal de Veneza. Em 1966, pinta o afresco Dom Bosco, no Itamaraty. Ao longo de sua carreira, Alfredo Volpi passou por várias fases, recebeu influência de pintores clássicos e impressionistas, criou sua própria linguagem, evoluindo das representações de cenas da natureza para representações dominadas pelas cores e pelo seu estilo próprio representando o abstrato e geométrico.

Os seus mais importantes registros desse estilo são seus casarios e bandeirinhas coloridas, sua marca registrada, sendo chamado de "mestre das bandeirinhas." 

O pintor não fazia uso de tintas industriais, produzia suas próprias tintas, onde diluía verniz, clara de ovo e pigmentos naturais, como terra, ferro, óxidos etc.

Fonte: www.ebiografia.com

VOLTAR

CATEGORIA: Pinturas e Gravuras

Histórico de lances: 20 lance(s)

VENDIDO

VALOR DA VENDA

R$ 380,00

© 2024 - CASA CURIA E FELDMAN. Todos os direitos reservados.

CNPJ 14.731.819/0001-33 | Avenida Albert Einstein, 1147, , Jardim Leonor, São Paulo, SP, CEP 05652-000

CONTATO: (11) 98049-5997 | [email protected]