GRANDE LEILÃO DE ARTE E DECORAÇÃO

Compartilhar:

LOTE 87

BÁRBARA XUMAIA - "RETORNO FELIZ", LITOGRAVURA AQUARELADA 71/150, 40X58CM (67X84CM C/ MOLDURA), ASSIN. CID, DAT. 1983. MANCHAS NO PAPEL

Embora nascida em Berlim, em 7 de julho de 1936, Barbara Xumaia (Schulmayr) tem uma maneira toda própria de entender o Brasil, para onde veio com seus pais, em 1955. Interessada por arte, ela realizou aulas da técnica de batik com o artista Toyota em meados da década de 1960, mas seu talento para pintar se desenvolveu no contato com as crianças.

Seus motivos brasileiros, permeados de festas já foram apresentados em exposições individuais na África do Sul, EUA, Alemanha e Japão, além de numerosas coletivas no Brasil e no exterior, caracterizadas pela apresentação de um Brasil repleto de alegria e cores intensas.

Uma das marcas registradas do trabalho de Barbara é o intenso azul do céu que coloca em suas obras, assim como um pontilhismo muito particular presente nos telhados das dezenas de casas que coloca em suas pinturas. Essas imagens geralmente são acompanhadas de um sol intenso, em cores quentes, que estabelece

Barbara Xumaia ama o detalhe e isso oferece um elemento diferenciador às suas telas. As telas geralmente repletas de imagens de Barbara Xumaia são uma festa para os olhos. Os balões e estrelas sobre o azul do céu são os traços de uma artista que trabalha cada elemento como a parte plena de um todo, atingindo densas imagens em jogos cromáticos que beiram o expressionismo.

O resultado é a criação de um universo mágico, que parte de situações cotidianas, seja no universo rural ou no urbano, e as transforma pictoricamente num universo de cores intensas e belas e poéticas imagens de um Brasil que quase não existe mais, mas que sobrevive nas mãos de artistas como Barbara, capaz de ver melhor, pois utiliza os olhos da sensibilidade e da intuição.

Fonte: Oscar D'Ambrosio - crítico de arte

VOLTAR

CATEGORIA: Sem Categoria

Histórico de lances: 2 lance(s)

VENDIDO

VALOR DA VENDA

R$ 110,00

© 2024 - CASA CURIA E FELDMAN. Todos os direitos reservados.

CNPJ 14.731.819/0001-33 | Avenida Albert Einstein, 1147, , Jardim Leonor, São Paulo, SP, CEP 05652-000

CONTATO: (11) 98049-5997 | [email protected]